Sabes o que é um Piloto Autónomo de Parapente?

Descobre o que é um piloto autónomo de parapente

Um piloto autónomo de parapente é alguém que está apto a voar sozinho de forma  em ascendente orográfica, junto a dunas, falésias ou encostas e que demonstra controle do parapente.

O parapente é uma das atividade radicais mais emocionantes e cheias de adrenalina que as pessoas podem experienciar. Conhecido pela sua sensação única de estar a voar e passear nas nuvens. O primeiro contacto com esta modalidade acontece nos batismos de voo de parapente onde se experimenta pela primeira vez o que é voar em parapente acompanhada por um profissional. 

Esta atividade cheia de adrenalina é tão viciante que as pessoas decidem se tornar um piloto autônomo de parapente.

Um piloto autónomo é um piloto com licença para voar, ou seja, é um piloto que passa no Curso de Iniciação Parapente Nível 1. Neste nível o piloto está apto a voar em ascendente orográfica, junto a dunas, falésias ou encostas. Isto consiste em permanecer na ascendente dinâmica o máximo de tempo possível.

Como se obtém a licença de piloto parapente?

Para se obter a licença de piloto parapente Portugal é necessário frequentar e passar no cursos de Parapente Iniciação Nível 1 e no exame teórico da Federação Portuguesa de Voo.

O curso de iniciação de parapente tem três fases: Adaptação, Iniciação e Aperfeiçoamento, cm uma componente teórica e prática. Após estas 3 etapas o aluno é sujeito a um exame teórico realizado pela Federação Portuguesa de Voo onde irá testar os seus conhecimentos obtidos ao longo do curso de paraglider. Para além de ter que passar neste exame, o aluno deve conseguir demonstrar que consegue controlar o parapente de forma a obter a licença de piloto.

Com esta licença poderás usufruir de uma sensação de liberdade única nas nuvens!

Onde fazer um curso de Piloto Nível 1 de parapente Norte de Portugal?

Existem várias escolas de parapente em Portugal onde podes frequentar o curso de iniciação ao parapente e obter a licença de piloto. Estas escolas estão maioritariamente localizadas no centro e sul do país, na sua maioria, na zona costeira. No caso do no Norte de Portugal a escolha ideal é a Landfor, sendo já conhecida não só pelo seu profissionalismo, melhor preço do mercado mas também por realizar e estar presente nos eventos mais reconhecidos da modalidade de parapente.

A LandFor é uma escola de parapente no norte de Portugal que oferece um variado leque de cursos e formações de paraglider que vai desde o nível 1 ao nível 2 de parapente onde os pilotos ficam aptos a entrar em competições deste desporto radical, paramotor, Piloto Bilugar e Parapente de Progressão.

Neste momento o próximo curso de parapente iniciação nível 1 irá acontecer entre os dias 14 a 24 Abril de 2022, em Montalegre, mas a inscrição deve ser realizada até 20 dias antes do inicio do curso.

O preço deste curso de parapente inclui não só o alojamento para estas datas, como todo o equipamento necessário para a formação, o manual de parapente e o capacete. Os alunos têm no entanto como requisitos: preenchimento de formulário de inscrição ter um atestado médico desportivo e efetuar o pagamento dos custos federativos.

Clica AQUI para saberes mais sobre este curso ou contacta através do WHATS APP e trona-te um piloto autónomo de parapente!

Leave a Comment

Abrir Whatsapp
Em que o podemos ajudar?