Zanzeno
El Barranco/Zanzeno
Sábado durante o percurso até Ager, quebramos o acumulado de km’s percorridos e fazemos uma pausa num local simpático. Alguma ladeira e quem sabe até distancia no sentido do próximo spot .
Ager
Ager
Neste local é possível começar a voar bem cedinho, por isso é levantar cedo um bom pequeno-almoço e toca a subir. Aproveitamos o local, tomamos umas bejecas e arrancamos para Castejon de Sos onde vamos passar a noite.
Só me falta dizer que a primeira vez que estive neste local perguntei onde era a descolagem, pela resposta que me deu, percebi que era piloto e perguntei-lhe se voava, a resposta foi fantástica “AQUI QUEM É QUE NÃO VOA”.
Castejón de Sos
Castejon de sos
De manhã cedo teremos a oportunidade de fazer um dos mais belos vôos e pouco conhecido: Collado de Sahun até Plan.
Em Plan tomamos o pequeno-almoço (ovos fritos com salsicha) e de regresso, do outro lado de Collado Sahún com vista para Benasque voamos desde Llisat até Raso (aterragem oficial de Castejon de Sos).
Se tudo correr bem e dentro do tempo previsto, faremos uma nova subida até á decolagem de Liri. Esta é a descolagem mais utilizada. Aqui a partir do meio-dia começa a ser bastante térmico e no vale o vento aumenta bastante por causa da brisa de vale.
Ao fim de tarde arrancamos para o próximo spot Val Louron.
Val Louron
Val Louron / Pirineos Franceses
De manhã cedo iremos para a descolagem para fazer o primeiro voo de reconhecimento. O voo é muito bonito e agradável. Voltamos a subir e aproveitamos as excelentes condições de voo ao máximo.
Após encher a barriguinha de voo, fazemos um bom lanche e partimos para os alpes onde vamos ficar até nos deslocarmos para Saint hilaire. Nos Alpes vamos ficar instalados num belíssimo chalé em Taningues, é uma zona central que nos permite deslocar para as varias descolagens facilmente.
Mieussy
Mieussy
Teremos a oportunidade de fazer um voo histórico. Esta é a descolagem que voou o primeiro parapente do mundo (ano 1978). Também é um dos voos mais bonitos e se tivermos sorte, dos melhores triângulos que se pode fazer nesta zona.
Le Saleve
Le saleve
Outro clássico dos Alpes, com uma paisagem única, Geneve e o Lago Léman a seus pés, descolagem na França, aterragem na Suíça. Voo muito agradável, Termoladeira agradável e potente, grandes paredes verticais com desnível de 600 mts. Descolagem e aterragem excelentes.
Chamonix
CHAMONIX
“Que dizer sobre Chamonix?” Certamente vai ser o melhor voo de cenário que teremos em toda a viagem.
Voar em Plan Praz, tem cerca de 1000 mts de desnível, e enfrenta os imponentes picos de Mont Blanc, Mont Maudit, Aguile de la M, El Drú, sobrevoar o fabuloso glaciar de Bossons.
‘É verdadeiramente maravilhoso !!!”.
Passy
PASSY
Um lindo e fabuloso local de voo, paredes imponentes que contrastam um lindo vale plano e com lagos que colocam a cereja no topo do bolo.
Annecy
ANNECY
Bem, Annecy também é um dos melhores locais de voo na França, não será por acaso que há algumas fábricas de parapentes e acessórios aqui estabelecidas.
Voo alucinante desde Col de la Forclaz com o lago 1000 mts abaixo.
Saint-Hilarie
SANT HILARIE DE TOUVET
Aqui chegamos ao fim de tarde, aproveitamos a festa noturna sem abusar para que muito cedo possamos voar no local onde se celebra há 47 anos “la Coupe Icare” festival de disfarces em parapente.
Este local também é famoso pela descolagem de Moqueta, completamente autêntico luxo. O voo também é famoso pela enorme ladeira que vai até Grenoble com um corte de 300/400 mts e a cascata próxima da descolagem, pode-se voar “muito perto” dela.
Bom, chegou o momento do regressar a casa, um dia muito grande de viagem até casa, com chegada prevista já de madrugada.